domingo, 17 de junho de 2012

Caruana lidera o Memorial Tal














O italiano Fabiano Caruana isolou-se no comando do memorial Tal. Com apenas 19 anos Caruana, o mais jovem dos 10 participantes e actual número 8 do ranking, derrotou o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik numa partida em que aproveitou o excesso de ambição do russo, que assim somou a segunda derrota consecutiva na prova. 

Quem também está em queda livre é Alexander Morozevich, o grande dominador da primeira metade da competição, que com o terceiro desaire seguido viu esfumarem-se as possibilidades de poder ainda lutar pelo triunfo no torneio. 

O causador da miséria do russo foi o inglês Luke Macshane, o único dos participantes não profissional, que com uma partida plena de criatividade destroçou um desmoralizado Morozevich. Uma situação que no entanto não é nova pois o moscovita, na sua já longa carreira, colapsou por diversas vezes, quando era já considerado vencedor antecipado dos eventos, evidenciando uma difícil relação com as situações de maior pressão. 

Também o campeão Norte-americano, Hikaru Nakamura, foi batido nesta jornada por Alexander Grischuk, e disse adeus às já remotas possibilidades de conquistar o lugar mais alto do pódio. Para além de Caruana estão ainda na luta pelo primeiro lugar o norueguês Magnus Carlsen e o azerbaijano Teimour Radjabov que partem para a última ronda com menos meio ponto (4,5) que o italiano.

Sem comentários: