domingo, 3 de junho de 2012

Anand conserva título mundial



O indiano Viswanathan Anand mantém-se como campeão do Mundo de xadrez, após derrotar esta quarta-feira em Moscovo, no desempate por partidas rápidas, o pretendente ao título, o israelita Boris Gelfand.

O "match" do título, que decorreu na Galeria Tretyakov da capital russa,
terminou com 6-6 após as 12 partidas, pelo que houve necessidade de recorrer a um desempate em quatro partidas rápidas, e aí Anand foi ligeiramente melhor, ganhando uma e empatando três. 
 
    Anand, 42 anos, ostenta ininterruptamente o título desde 2007 e antes já fora campeão, em 2000. Com esta vitória, ganha pela quinta vez a final de um mundial de xadrez.
 
    Gelfand, 43 anos, chegou pela primeira vez à condição de pretendente ao título da modalidade, superando vários candidatos teoricamente mais fortes.
 
    A final, que decorreu ao longo do mês de maio, foi extremamente desgastante para os dois xadrezistas, sendo comparável, pelo equilíbrio, ao "match" entre os russos Garry Kasparov e Anatoly Karpov, em 1984 e 1985.
 
    O desempate abriu com Gelfand de brancas e redundou em empate, após 32 lances. No segundo jogo tudo se decidiu, com Anand a abrir e a ganhar, em 77 lances. Os outros dois jogos demoraram 59 e 56 lances até serem considerados empatados.
As partidas estão no seguinte site:

Sem comentários: