terça-feira, 25 de outubro de 2011

Humano Vs Máquina

O duelo entre Kasparov e Deep Blue

O melhor jogador humano de xadrez entre os anos de 1986 e 2005, o arzebanês Garry Kasparov, foi o primeiro campeão mundial a ser derrotado por uma máquina.

Em 1997, o supercomputador conhecido como Deep Blue, criado por técnicos da IBM, venceu Kasparov numa série de seis partidas. A derrota deixou Kasparov humilhado a ponto dele dizer que os programadores haviam enganado e que, atrás dos movimentos da máquina, havia interferência de Grandes Mestres humanos. Em sua concepção, um movimento da segunda partida tinha sido criativo demais para um cérebro electrônico.

As acções da IBM ficaram tão valorizadas que a empresa preferiu desfrutar a vitória do que dar uma oportunidade de vingança. Então, o Deep Blue foi desmontado sob as acusações de Kasparov que descredibilizava completamente a vitória do supercomputador.

No ano de 2003, Kasparov venceu a primeira partida de uma série de seis contra o computador campeão mundial israelense chamado Deep Junior que estava invicto havia dois anos:

- Os computadores ainda têm muitos pontos fracos. – Disse na entrevista colectiva.

A partida terminou empatada, com uma vitória para cada e quatro empates.

Hoje é comum que computadores joguem torneios contra os humanos e entre eles mesmos. Mas o mais assustador de tudo isso é que as máquinas tornaram-se capazes de competir intelectualmente, ao menos no jogo de xadrez, com os seres humanos.

3 comentários:

Anónimo disse...

«Mas o mais assustador de tudo isso é que as máquinas tornaram-se capazes de competir intelectualmente»

A "capacidade intelectual" das máquinas ... é de facto preocupante. Faz com que me lembre do Exterminador Implacável :-)

Côrte

Xadrez Funchal disse...

IBM cria cérebro artificial humano dentro de 10 anos.

Fonte:

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=69335

Anónimo disse...

10 anos?

Este mundo que conhecemos não chega a tanto ... estamos safos :-)
Côrte