sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Xadrez - Salesiano












Fonte: http://www.dnoticias.pt/impressa/revista/193709/195759-invulgar

O salesiano João Vieira considera a Matemática 'ciência divertida', ajudada pela actividade xadrezista.

Não há estatística feita que o possa comprovar, mas não estaremos longe da realidade se escrevermos que grande parte dos madeirenses que sabem jogar xadrez aprendeu por influência do Padre João Vieira. Nascido em Alburitel, uma localidade a 16 km de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, a 15 de Fevereiro de 1927, chegou à Madeira, 'no Carvalho Araújo, após 34 horas de viagem', a 20 de Setembro de 1958, já salesiano.
Nas 'Artes e Ofícios' ensinou Matemática e sempre procurou incutir o gosto pelo xadrez. 'Tive o desejo de conhecer mais, e isso levou-me a procurar desenvolver o gosto pelo xadrez, ir mais além do simples jogo de 'damas' que era comum na minha aldeia e mesmo no Seminário', explica João Vieira, que acrescenta outro dado importante. 'O xadrez exige uma grande concentração e eu, nas minhas aulas, aconselhava os rapazes para o praticarem, e a verdade é que muitos melhoravam na Matemática.' Autodidacta, amante do xadrez sem influência de quem quer que seja, João Vieira sente orgulho ao ver os alunos das 'Artes e Ofícios' empenhados na modalidade. 'Já foram mais, é verdade, mas mesmo assim ainda contamos aí com mais de 30 na prática regular', revela, dando conta de que o calendário competitivo interno inclui o Torneio Suíço, o campeonato e a taça. 'Os novos jogos que agora há por aí não impedem o xadrez', ressalva João Vieira que, curiosamente, retirou dos ouvidos o auricular do seu... MP3!
Mesmo distante dos tempos em que a Escola Salesiana encheu o Largo da Restauração para 'simultâneas' ou do confronto com o mestre Joaquim Durão, a actividade xadrezista 'está bem'. No final deste mês uma delegação madeirense estará no Estoril, disputando os Jogos Nacionais Salesianos.
Contrariando a tese de que o xadrez é uma modalidade difícil - 'importante é ensinar os primeiros passos, os movimentos das pedras' -, João Vieira também 'puxa' pela Matemática. 'Exige ter um bom profissional à frente, sendo importante incutir ao aluno a noção de que se trata de uma ciência divertida.' 'A Matemática é uma chave que ajuda a abrir muitas portas', salienta João Vieira, dito 'madeirense de alma e coração', 'feliz' pela sua vocação salesiana, entregando-se à sua educação. 'Gosto de vê-los crescer', afiança o pedagogo, mestre de xadrez.

Sem comentários: