segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aos 17 anos, "menina prodígio" chinesa revalida título mundial de xadrez

A chinesa Hou Yifan, de 17 anos, conquistou o título de campeã mundial de xadrez feminino ao derrotar a indiana Humpy Koneru no desafio de dez part

idas disputado em Tirana, capital da Albânia, informou nesta sexta-feira a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

Bastou um empate na oitava partida para Hou, que ostenta o título desde 2010 e é terceira no atual ranking mundial, conseguir os 5,5 pontos necessários para garantir o título. A adversária Humpy ficou com 2,5 pontos.

A ganhadora levará para casa um prêmio de 120 mil euros, enquanto a indiana receberá 80 mil euros.

Neste ano, a Federação Mundial de Xadrez (Fide) devolveu ao Campeonato Mundial Feminino de Xadrez o clássico formato de uma só final, no qual uma candidata (campeã do Grand Prix) disputa a coroa com a detentora do título, algo que não ocorria há 11 anos.

A final foi considerada por alguns analistas esportivos como símbolo da ascensão política das duas maiores potências econômicas emergentes do mundo - China e Índia.

Hou foi a jogadora mais jovem a conquistar o título de Grande Mestre do Xadrez, com 13 anos, e também a mais jovem campeã mundial da história, tanto entre homens como entre mulheres (16 anos).

Alguns a comparam com a mítica jogadora húngara Judit Polgar, única na história que esteve no Top 10 absoluto. Mas Judit, ao contrário de Hou, prefere não disputar torneios exclusivos para mulheres, por isso nunca foi campeã mundial.

Sem comentários: