terça-feira, 9 de abril de 2013

A qualidade de jogo no Torneio de Candidatos em Londres


Todos nós assistimos a um nível de jogo muito alto demonstrado por alguns dos principais xadrezistas no Torneio de Candidatos da FIDE, Londres 2013. No entanto, qual foi exactamente a qualidade de jogo nestas partidas – e isso pode ser medido? Podemos compará-la objectivamente com a qualidade de jogo em torneios anteriores pelo Campeonato Mundial?

O torneio de Candidatos de 2013: 
Avaliação do computador sobre a qualidade de jogo

Por Matej Guid e Bratko Ivan

Universidade de Ljubljana, Faculdade de Ciência da Computação e Informação,
Laboratório de Inteligência Artificial, Ljubljana, Eslovénia.
Neste trabalho, tentamos obter alguma resposta às questões formuladas no cabeçalho, através de uma análise de computador dos lances individuais jogados pelos jogadores. Programas de xadrez fortes e um hardware cada vez mais poderoso nos fornecem oportunidades para observar mais do que os puros resultados dos jogos. Como todos sabemos, um único erro pode arruinar uma partida bem jogada. Resultados dos jogos não necessariamente reflectem bem a qualidade do jogo – isso com certeza. Além disso, a qualidade do jogo parece ter melhorado muito com o surgimento de enormes bancos de dados de partidas de xadrez e programas muito fortes.
De acordo com o Houdini 20-ply, Magnus Carlsen conseguiu a melhor pontuação de computador no Torneio de Candidatos da FIDE de 2013. Provavelmente, a maior surpresa é uma pontuação excelente de computador por Alexander Grischuk, que terminou o torneio com menos de 50% de pontos na tabela do torneio! Segundo a análise, Vladimir Kramnik jogou também em um nível muito alto.
Candidatos da FIDE 2013 – Contagens de computadores: 
(valores mais baixos indicam uma melhor qualidade de jogo)
Os resultados sugerem que a qualidade do jogo demonstrada pelos candidatos foi muito alta. Em particular, a pontuação de Carlsen é a segunda melhor nota obtida em um torneio individual ou torneio de todos os torneios de alto nível e torneios que analisamos até os dias actuais.
Notemos que tanto a pontuação do computador de Carlsen como a de Kramnik foram muito deterioradas nas últimas rodadas. Após a Rodada 10 suas pontuações estavam ambas sob 3,00, o que é verdadeiramente notável: vamos ver que em breve, vamos comparar os resultados no gráfico acima com as realizações dos 15 campeões mundiais clássicos nos picos de suas carreiras – nos torneios pelo Campeonato Mundial de Xadrez.

Os torneios “clássicos” pelo Campeonato Mundial de Xadrez (1886-2012)

No gráfico a seguir, podemos ver os resultados correspondentes obtidos com o mesmo programa no mesmo nível de busca.
A comparação dos campeões mundiais de xadrez 
(valores mais baixos indicam uma melhor qualidade de jogo)
Os resultados sugerem que, em termos de pontuação do computador, Vishy Anand e Vladimir Kramnik foram os melhores de todos os jogadores no Campeonato Mundial de Xadrez. Deve notar-se que vários jogadores alcançaram resultados bastante semelhantes.
Ao comparar os dois gráficos pode-se observar que os três melhores do Candidatos 2013 (Carlsen, Grischuk e Kramnik) obtiveram uma pontuação de computador ainda melhor do que foram as pontuações médias de qualquer um dos 15 “clássicos” campeões mundiais nos torneios “clássicos” do Campeonato Mundial!
E sobre as conquistas dos campeões em seus torneios individuais pelo Campeonato do Mundo? Aqui está a lista Top-10 das realizações individuais, usando o mesmo programa na mesma profundidade da pesquisa:

As 10 melhores pontuações nos torneios “clássicos” de Campeonato do Mundial
(escala mais baixos indicam uma melhor qualidade de jogo)
A melhor qualidade de jogo foi, portanto, demonstrada por Kramnik em seu torneio do Campeonato Mundial contra Leko. Como mencionado acima, tanto Carlsen e Kramnik estavam a caminho de atingir uma pontuação ainda melhor nas primeiras 10 rodadas do Torneio de Candidatos da FIDE.

Reportagem retirada do site chessbase.com


terça-feira, 2 de abril de 2013

Canditatos – Os líderes perdem, Carlsen é o campeão

Magnus Carlsen pressionou demais em uma posição confusa contra Peter Svidler e foi rapidamente punido. No entanto, Kramnik jogou todas as suas fichas, e Ivanchuk simplesmente as levou todas! A sorte de Carlsen não o abandonou e ele agora é o desafiante oficial de Anand pelo Campeonato Mundial de Xadrez, batendo a grande performance do russo em virtude de seu melhor desempate. 



Todo mundo sabia a situação do torneio. Carlsen queria uma vitória, para conseguir conquistar o primeiro lugar, independentemente do resultado Kramnik. Uma típica espanhola deu para as brancas uma vantagem mínima, e ambos os lados tentaram atacar o rei inimigo usando seus cavalos e bispos. No lance 31, um desastre. A simples ameaça de mate de Svidler em g2 podia ser defendida de duas maneiras: uma é uma tática simples que usa rei preto em f8 para não só trocar o bispo de casas claras, mas também ganhar um peão. A outra simplesmente dava às negras um forte ataque. Carlsen, talvez exausto por seus esforços, escolheu a última e quase pagou caro. A vantagem era muito grande, o par de bispos e peões extras foram demais até mesmo para o mágico norueguês. Svidler derrotou Carlsen.



“Se alguém tivesse dito a Kramnik que Carlsen perderia hoje, eu acho que ele não teria jogado a Pirc …” foi o que Vallejo Pons colocou em seu status do Facebook. Palavras mais verdadeiras não poderiam ter sido ditas! Sabendo que as chances de Carlsen perder com as brancas duas vezes em um torneio eram mínimas, Kramnik foi para o tudo ou nada contra Ivanchuk. No entanto, o ucraniano não é alguém que se brinque .. Ele puniu o excesso de agressividade na abertura de Kramnik, e rapidamente pegou a iniciativa. Um forte sacrifício posicional o deixou com o par de bispos e com pressão em todo o tabuleiro, especialmente contra os peões da ala da dama. A posição das pretas tornou-se cada vez pior, com cada lance, até que o peão passado de ‘b’ das brancas era forte demais. Estava tudo acabado. Ivanchuk igualmente venceu Kramnik e Carlsen, e o Norueguês levou no desempate.