quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Entrevista a Ivanchuk


Fantástica entrevista a Ivanchuk, fala de diversos assuntos e o facto de não poder lutar pelo Campeonato do Mundo, com uma simplicidade incrível fala de xadrez e de outros assuntos.
A entrevista foi feita no Torneio "Gibraltar Chess 2013"


Com os comentários de Leontxo Garcia e legendas em espanhol.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Carlsen vence Tata Chess 2013




Magnus Carlsen venceu o 75 º Torneio de Xadrez "Tata Chess 2013", com uma pontuação de 10 dos 13, e consegui-o igualar o recorde de Garry Kasparov em 1999 Wijk aan Zee. Na rodada final do torneio, o número um do mundo, teve um pouco de sorte, Anish Giri seu adversário, permitiu uma combinação depois de atingir uma posição quase vencedora: Após 28.Da3 as Negras teriam um grande problema, mas com 28.Dd6? permitia as brancas jogar 28 ... Bxb3!. No entanto, Carlsen aparentemente, não estava satisfeito com um empate e testou sua sorte mais uma vez com 28 ... Ce8?!. Mesmo com 29.Da3 ainda era muito melhor para as brancas, Giri escolheu para forçar Carlsen para executar uma combinação 29.Da6? Bxb3! 30.Dxf6 Cexf6 31.axb3 Txb3 32.Tc2 Tb1 33.Ra2 T1b4 34.Ra2. Giri empatou.



sábado, 26 de janeiro de 2013

Carlsen Tata Steel Chess

Carlsen vence o torneio "Tata Steel Chess 2013" e ainda falta uma partida.
Neste penúltimo dia em Wijk aan Zee o choque que há entre o número um do mundo e , Magnus Carlsen e Nakamura Hikaru, número um dos EUA. Uma partida duplamente importante: Por um lado, uma vitória para Magnus garantiria a vitória final no torneio. Mas também, em Dezembro passado depois de bater o recorde do ELO de Kasparov, agora tem outra marca: Os 10/13 pontos que obteve na edição de 1999.


Hoje venceu Nakamura, com vantagem decisiva apartir do lance 22. Amanhã jogará com Giri de pretas.

Aqui vai a partida em espanhol...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ricard Rapport a nova estrela



Richard Rapport, a nova estrela do xadrez húngaro e mundial, é fruto de um resultado que a experiência foi construindo e que diz que o xadrez tem efeitos positivos na concentração dos jovens estudantes. 
Rapport apresentava dificuldades na escola e os pais resolveram pô-lo a praticar este jogo de estratégia. Os resultados pretendidos foram conseguidos pois a sua concentração aumentou visivelmente e as notas também. 
O problema foi que ganhou gosto pela modalidade, começou a ganhar torneios para jovens e rapidamente obteve os títulos de MI e, finalmente, o de GM com 13 anos. 
Agora segue um programa de treinos rigoroso (os húngaros sabem bem que o talentos em trabalho não dá resultados) e já assinou um contrato profissional com uma das melhores equipas húngaras. 

Neste momento está a jogar em "Tata Chess 2013" no grupo B e está em primeiro. Com 16 anos já tem uma grande visão de jogo, como nas partidas que tem ganho neste torneio. Faltará pouco para termos um embate com o "grande" Magnus Carlsen.

http://www.tatasteelchess.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Anand cria uma obra de arte!

Anand criou ontem uma partida espectacular, uma obra de arte, a sua imortal e sua melhor partida.
Durante o jogo, vários dos seus adversários, neste caso 7. Estavam em redor da sua mesa a verificarem esta tremenda partida. Segue a analise do jogo e depois a própria analise de Anand.
Dia 17 ele jogará com Magnus, certamente que esta partida serviu de incentivo e ele certamente está motivado. Veremos o que dará esse jogo...







segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

De analfabeta a rainha do xadrez


Phiona Mutesi é uma miúda de 16 anos. Nasceu no Uganda, numa favela, Katwe. Quando tinha nove anos, Phiona foi apresentada a um ex-jogador de futebol, Robert Katende. Ele mostrou-lhe um jogo tão estranho que nem sequer tinha um nome no idioma em que ela se expressava: xadrez. Ela sentiu-se atraída pelas figuras das peças. Começou a jogar. Sete anos depois, tornou-se rainha. A história dela deu um livro. A história dela faz sonhar.
Tim Crothers é um jornalista norte-americano que desenterrou Phiona do anonimato. Escreveu um longo perfil, publicado há um ano, no site do canal desportivo ESPN. O texto tornou-se viral. Despertou sentimentos. Puxou pelas atenções.
Crothers descreve assim o ponto de partida desta rapariga que fintou tanta fatalidade: “Phiona Mutesi é o expoente dos que nunca são favoritos. Ser-se africano é estar em desvantagem no mundo. Ser-se do Uganda é estar em desvantagem em África. Ser-se de Katwe é estar em desvantagem no Uganda. E ser-se mulher é estar em desvantagem em Katwe.”
Katwe é o maior dos oito bairros pobres de Kampala, capital do Uganda. Crothers definiu-o como um dos piores lugares do mundo. Não há saneamento e há insectos por todo o lado. Um antro de pobreza, onde ir à escola é mais do que um luxo. É uma miragem para a maioria. “É um lugar onde toda a gente está em movimento, mas ninguém sai dali. Diz-se que se nasceste em Katwe, hás-de morrer em Katwe, de doença, violência ou negligência”, descreve Crothers, que transformou o longo artigo num texto ainda maior e lançou, há dois meses, um livro sobre Phiona: The Queen of Katwe: A Story of Life, Chess, and One Extraordinary Girl’s Dream of Becoming a Grandmaster. A Disney já comprou os direitos.
Phiona levantava-se todos os dias às 5h e andava duas horas para encher um recipiente com água potável. Com nove anos, conheceu Robert Katende, que lhe apresentou o xadrez. Isso foi em 2005. Ela passou a andar seis quilómetros por dia para jogar aquele jogo.
O responsável por esta paixão era um ex-futebolista, de 28 anos, que julgava proteger crianças de um futuro nada risonho através do xadrez. Em Katwe, descreve Crothers, o valor da mulher é o valor do sexo e dos filhos que gera. Metade das adolescentes são mães. Muitos habitantes estão contaminados com o vírus da sida — doença que matou o pai de Phiona, quando esta tinha três anos.
No espectro de uma derrota, por vezes surgem jogadas de mestre. Assim foi a iniciativa de Robert Katende. Phiona regressou à escola graças a uma bolsa. Sonha ser médica e chegar ao topo da carreira no xadrez, com o título de grande mestre. Nas Olimpíadas do xadrez, em Outubro, tornou-se candidata a mestre. O instinto de sobrevivência de uma vida ainda curta no Uganda, serviu-lhe também no tabuleiro.


Carlsen escapa a uma derrota!!! - Em Tata Chess 2013

Carlsen de pretas, quase que perde com Aronián. Um golpe táctico no final e dá empate, Uma grande partida de Aronián.



Tata Chess 2013


O torneio "Tata Chess 2013" está ocorrendo em Wijk Aan Zee de 12-27 janeiro de 2013. Mais uma vez, o grupo A do torneio de xadrez, estão os melhores jogadores do mundo. Encabeçando a lista está o detentor do recorde de classificação, o norueguês prodígio Magnus Carlsen, que irá tentar quebrar mais uma barreira e chegar a um ELO ainda maior. Sua principal competição será composta de seus participantes recentes do Londres clássico, o campeão mundial Viswanathan Anand, dos EUA o jogador Hikaru Nakamura, o medalhista de ouro olímpico Levon Aronian, bem como GMs Fabiano Caruana e Sergey Karjakin. A lista é completada por juventude e experiência que sempre pode trazer surpresas e mexer nas posições. Wang Hao, Peter Leko, Anish Giri, Pentala Harikrishna, Loek Van Wely, Ivan Sokolov, Erwin L'Ami, eo ex-Campeão do Mundo Yifan Hou .

Poderá ser observado no site...
http://www.tatasteelchess.com/

Tata Steel 2013 cronograma!

Eeste torneio, é jogado de acordo com o sistema "round robin", em que cada competidor joga por sua vez, contra todos os outros durante o torneio. Todas as partidas começam às 13,30 horas, excepto para a última partida em 27 de janeiro, que começa às 12h00 horas. Há dias de descanso: em 16 de janeiro, 21 e 24.

O controle de tempo!

O controle de tempo é de 100 minutos para 40 lances, seguido de 50 minutos para 20 movimentos, então 15 minutos para os lances remanescentes com 30 segundos de incremento acumulado para cada movimento a partir do primeiro movimento.

Participantes A Tata Steel

GM Carlsen, Magnus NOR 2848
GM Aronian, Levon ARM 2815
GM Caruana, Fabiano ITA 2786
GM Anand, Viswanathan IND 2775
GM Karjakin, Sergey RUS 2775
GM Nakamura, Hikaru EUA 2755
GM Wang, Hao CHN 2737
GM Leko, Peter HUN 2732
GM Giri, Anish NED 2715
GM Harikrishna, Pentala IND 2692
GM van Wely, Loek NED 2691
GM Sokolov, Ivan NED 2677
GM L'Ami, Erwin NED 2629
GM Hou, Yifan CHN 2606