segunda-feira, 21 de maio de 2012

Campeonato Mundial de Xadrez 2012 - 8ª Partida


Após a vitória de Gelfand na 7ª Partida, hoje dia 21 perdeu em apenas 17 lances, cometeu um erro com a dama e foi fatal. Aqui vai o vídeo dessa partida.


Assim, estão empatados 4/4.

A partida poderá ser vista no seguinte link:

Campeonato Mundial de Xadrez 2012 - 7ª Partida


Campeonato Mundial de Xadrez 2012, que acontece em Moscou (Rússia), entre os dias 11 e 30 de Maio.



Finalmente uma vitória! Jogando de Brancas,  Gelfand conseguiu vencer o actual campeão mundial Viswanathan Anand!

Anand jogou a Abertura Eslava (abertura que jogou em todas as partidas com as peças pretas) e tentou deixar a posição mais viva, com possibilidades para ambos os lados, (em vez de jogar lances mais comuns) enquanto Boris Gelfand empregou outra estratégia: a de deixar sua posição a mais sólida possível o que provavelmente encaminharia para um empate.

Um erro tático no 25º lance, colocou Gelfand em vantagem. Este forçou a troca de Damas e rapidamente conseguiu colocar sua Torre na sétima horizontal! O jogo mudou e Gelfand agora lutaria fortemente pela vitória! O Bispo de Anand ficou preso e numa tentativa desesperada de contra-jogo, sacrificou-o. Gelfand, agora mais confiante na posição, lançou seus dois Cavalos juntamente com sua Torre em direção ao Rei adversário.
Anand abandonou no 38º lance, numa posição já perdida. Fazia 19 anos que Boris Gelfand não vencia Anand em uma partida clássica de Xadrez. 

Os jogos poderão ser vistos no site oficial do campeonato e também poderão ver online: