segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Programa "60 Minutos" CBS - Entrevista Magnus Carlsen


Um prodígio do xadrez Magnus Carlsen, explica como sua mente trabalha


Programa “60 Minutos” da CBS, entrevista realizada por Bob Simon, programa deu no dia 19/02/2012.

"Isso é a coisa mais incrível que eu já vi." Isso foi o que o correspondente do 60 Minutes Bob Simon disse depois de testemunhar, alguns jogos do prodígio Magnus Carlsen contra 10 oponentes simultaneamente - de costas (Chamado “jogar às Cegas”).



Qual é o segredo da magia Magnus?
Uma vez que um adversário faz um moviemento, Magnus instantaneamente sabe o seu próprio lance seguinte. Mas muitas vezes ele espera 30 minutos, para fazer fisicamente o seu lance no tabuleiro. Porque?
Ouça a entrevista nos seguintes links...

Fonte:




Programa "60 Minutos" - Bobby Fischer 1972

1972: campeão de xadrez Bobby Fischer em 60 minutos A maioria de nós pensa de xadrez como um jogo, pensativo, mas no programa “60 Minutos”, nós aprendemos que, entre os grandes mestres, o xadrez é um Desporto sangrento. Magnus Carlsen da Noruega, diz a Bob Simon que ganhar uma partida de xadrez é mais do que apenas derrotar o seu adversário, que está destruindo ele. "Eu gosto quando vejo o meu adversário ... realmente sofrendo", disse Carlsen com um sorriso perverso. "Se eu perder apenas um jogo ... Eu realmente quero me vingar."
Não é a primeira vez que ouvi este tipo de conversa. Em 1972, Mike Wallace entrevistando o Bobby Fischer, que tinha 29 anos e estava se preparando para o seu confronto contra Boris Spassky da Rússia. Aqui está um trecho do perfil: WALLACE: Ganhar por causa da vitória é importante, mas você gosta de “bater” outro homem? FISCHER: Sim, eu gosto de “esmagar” outro homem. WALLACE: Você sorri com isso. Você gosta de esmagar o ego de outro homem? FISCHER: Uh-huh, então quando eles vão para casa naquela noite, eles não podem enganar a si mesmos que é tão quente, você sabe? Nós todos sabemos como a história de Fischer terminou - na loucura - mas o xadrez ainda é um mundo de oportunidades para jovens estrelas de hoje. 

Fonte:
http://www.cbsnews.com/8301-504803_162-57379319-10391709/1972-chess-champ-bobby-fischer-on-60-minutes/?tag=contentMain;contentBody